O QUE É SAMPLING?

O QUE É SAMPLING?

Sampling é uma nomenclatura nova, mas remete a um conceito antigo: o de amostra grátis.

Traduzindo para o Português, sampling significa distribuir amostra grátis. E quem não gosta de ganhar produtos ou receber os famosos “mimos” das marcas?

Ao experimentar um produto, as pessoas podem atestar suas qualidades e isso contribui para que elas tornem-se consumidoras.

“Se você quiser comprar um carro, as concessionárias oferecem um test drive. Se quiser adquirir um software, o desenvolvedor dá um período de testes gratuito. Caso esteja pensando em uma roupa nova, a loja deixa que você experimente antes. E o que fazem as empresas que trabalham com produtos fast-moving (os bens de consumo rápido, como comidas e produtos de beleza)? Se estiverem antenadas nas maiores tendências do mercado, elas fazem sampling de produtos!” – Site Mkt de Experimentação 2019.

O Marketing promocional está em evolução e uma série de estratégias surgem a cada dia. Entretanto, práticas antigas como a de distribuir amostras são bem vistas no cenário atual, marcado plena forte influência das mídias digitais e dos conteúdos online.

O consumidor, muitas vezes crítico e criterioso, através das amostras grátis, pode ser influenciado por uma marca a adquirir um produto ou serviço que até então, não tinha pensado em comprar.

COMO REALIZAR O SAMPLING?

Confira algumas dicas para realizar o sampling e vender muito mais!

1) Defina o objetivo do sampling

O que você busca com a entrega de amostras grátis? Precisa divulgar a marca? Quer divulgar um produto específico? Almeja conquistar ou fidelizar clientes?

É importante que você saiba o porquê está realizando a ação, para fazê-la da melhor maneira possível.

2 ) Defina seu público-alvo

Tenha muito cuidado na definição de público. Direcione as amostras grátis para clientes potenciais, que podem ser identificados em pesquisas ou levantamentos.

3) Pense onde será a distribuição

Você pode distribuir amostras em lugares frequentados por seu público-alvo em lugares que o seu produto está sendo vendido, para que as pessoas que não o conhecem, venham a conhecê-lo e até a comprá-lo.

Você pode também distribuir em locais que seu público frequente, mas que necessariamente não são pontos de venda.

4) Contrate promotores para te ajudar!

Promotores auxiliam na logística, execução e ajudam você e sua marca a realizar o sampling.

Os promotores são capacitados para apresentar os produtos e explicar suas funcionalidades para os potenciais clientes. Além disso, eles podem captar as reações das pessoas ao receber as amostras grátis e verificar em tempo real se a ação está tendo sucesso ou não.

Quer saber mais sobre sampling? Fale conosco!

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